terça-feira, 29 de setembro de 2009

Investindo em Marketing Cultural

Com produtos e serviços sendo substituídos pela natureza cultural, o desafio do profissional de marketing consiste em entender o consumidor no sentido de conhecer as suas expectativas antes, durante e após a compra; sabemos que cada sociedade ou grupo têm padrões culturais distintos, portanto, no marketing cultural é necessário o conhecimento do meio a ser trabalhado e não implica apenas em vender, mas sim em fixar a marca através de ações culturais.
As vantagens são muitas, tanto para a empresa, quanto para o beneficiado. A empresa que investe em cultura pode economizar utilizando sua marca de uma forma diferente para o seu público. Pouco a pouco as empresas notam os benefícios que uma boa visibilidade causada e calculada pode lhes proporcionar, constituindo-se num tipo de estratégia sofisticada.
Quando uma empresa investe em cultura, demonstra que se preocupa com o reconhecimento da arte como expressão da sociedade e também respeito à obra do artista patrocinado, como parte de um patrimônio artístico. Com isso, o patrocinador gera possibilidades de agregação de valor à sua imagem a partir desta ação de exposição da sua marca no segmento artístico.
O mecanismo que estimula a iniciativa privada a utilizar o marketing cultural e apoiar os projetos culturais é de suma importância, pois um bom planejamento de ações promocionais dentro de um evento patrocinado ou um material fornecido por parceiros para o evento será apreciado no ambiente ideal e de conforto do futuro ou presente consumidor e com isso o retorno obtido é imenso, independente da existência de benefícios fiscais. A parceria entre a empresa e o governo é mais uma forma de criar condições para que a arte e a cultura desenvolvam-se de fato.

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